IV Fórum de Governança da Internet de Cabo Verde avaliado positivamente pelos participantes

O IV Fórum de Governança da Internet de Cabo Verde (IGF-CV), sob o signo: “Construindo o nosso futuro digital multistakholder - djunta mon”, que foi realizado, no dia 18 de junho, na Universidade de Santiago, correspondeu a expetativa da ARME, enquanto ponto focal da equipa organizadora e o balanço foi extremamente positivo pela avaliação dos participantes.

Evento esse que terminou por volta das 18 horas e contou com a participação de vários estudantes das áreas das TIC’s das Universidades de Santiago, UNICV e Uni Piaget, representantes da CV Telecom, Unitel T+, NOSI, ARC, CNPD, técnicos da ARME e vários moderadores e painelistas que trabalham no setor das tecnologias, e não só.

Contou também com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, quem presidiu o ato de abertura, a Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos, e do Administrador executivo, ainda, além de uma boa participação online de oradores, mas também de várias individualidades interessadas nessa temática.

Ao longo desse Fórum, foram apresentadas 4 grandes temáticas, sendo, de manhã, apresentado o primeiro tema sobre “Literacia, Inclusão Digital e Acesso”, e, o segundo, sobre “Criatividade, diversidade Cultural e Expressão no universo digital”.

Da tarde, foram apresentados o terceiro tema sobre “Cibersegurança e Privacidade, e, o último, sobre “A Inteligência Artificial e Ética”, um tema de atualidade que está suscitando várias leituras e interrogações por parte daqueles que trabalham com as tecnologias, os governos, o setor privado e a própria sociedade civil, e, que, por isso, mereceu vários comentários e opiniões dos participantes, durante a sua apresentação.

Durante o ato de abertura do evento, a Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jacira Monteiro, por ter aceitado o convite da ARME para abrir e prestigiar o evento.

Saudou também a Universidade de Santiago, na pessoa do seu magnífico reitor, Gabriel Fernandes, que, segundo ela, por razões da agenda não pôde estar presente, mas que esteve muito bem representado pelos professores e alunos daquela Universidade, e ademais, todos os participantes do Fórum que estiveram presentes, presencialmente, e aqueles que puderam participar, remotamente.

A Presidente da ARME avançou que os temas apresentados durante o IV fórum espelham a visão da equipa organizadora do IGF-CV no que tange as políticas públicas sobre a Internet, ou seja, a capacidade de usar a Internet e tecnologias de forma eficiente, eficaz e segura quando estamos num ambiente digital que consubstancia a navegação, criação de conteúdos e segurança online, que são questões que um internauta deve ter sempre presente, remata.

No final da sua intervenção, ainda, Leonilde dos Santos reafirmou que a entidade reguladora, que preside, reitera o firme compromisso, juntamente com os demais parceiros, na promoção e divulgação da iniciativa de realização desses fóruns e agradeceu a todos os parceiros que prontamente responderam o convite.

Dos Santos explicou ainda que este ano Santa Catarina foi escolhido como palco para a realização do quarto fórum IGF-CV, na lógica da descentralização das atividades da ARME, tendo em conta o seu âmbito de intervenção a nível nacional, enquanto entidade reguladora.

Por sua vez, a Presidente da Câmara Municipal agradeceu a ARME por ter escolhido o município de Santa Catarina para a realização desse evento, e por ter trazido temas que lhes interessam muito, em particular, principalmente, o tema do primeiro painel sobre a Literacia e Inclusão Digital e o acesso a Internet.

Jassira Monteiro afirmou que, enquanto poder local, tem procurado disponibilizar Internet gratuita em várias localidades do município, mas, que, entretanto, tem deparado com grandes dificuldades relativamente ao custo da Internet, que, segundo ela, em Cabo Verde são exageradamente elevados,

 

Nesse sentido, ela exortou aos representantes das operadoras móveis presentes no evento, CV Telecom e Unitel T+, no sentido de se praticarem um custo de Internet mais baixos, sobretudo para a camada jovens, de modo a garantir o acesso a Internet ao maior número possível dos cidadãos.

Foto:

Ver mais fotos na página da ARME, no facebook...